segunda-feira, 26 de julho de 2010

FEC presente no 11º ENET

Maycon Prado, presidente da FEC, e Gustavo Vianna, diretor do Grêmio Nilo Peçanha (GENP) e representante discente no Conselho Superior do IFF, estão participando do 11º ENET no RN. Ambos representam a Federação dos Estudantes de Campos (FEC) no Encontro que discute a expansão e consolidação da Educação Profissional no Brasil.

Eles embaracam no último sábado rumo à Natal/RN e estarão de volta à Campos na próxima quarta. O 11º ENET teve início no domingo e acontece até a próxima terça-feira. Amanhã (terça) eles participarão de uma passeata no centro de Natal em comemoração a aprovação do projeto de lei que destina 50% dos recursos do pré-sal para a educação e em reivindicação as bandeiras aprovadas no ENET.

Encontro - Nesta segunda-feira, um encontro de campistas aconteceu no RN. Maycon Prado e Gustavo Vianna participaram da mesa de debate "Reforma curricular da educação profissional" que foi dirigido pelo Prof. Luiz Augusto Caldas, Diretor de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC. Caldas foi diretor-geral do então CEFET-Campos, hoje IFF.

terça-feira, 20 de julho de 2010

De mala pronta para o 11º ENET no RN

A Federação dos Estudantes de Campos (FEC) enviará dois representantes para participar do 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. O evento é organizado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e acontecerá no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Este ano o encontro trará como tema "Expansão e Consolidação da Educação Profissional no Brasil. Nós apenas começamos".


Veja matéria do EstudanteNet sobre o 11º ENET:

UBES se prepara para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas - ENET

Estudantes de escolas técnicas de todo o país se reúnem para o evento mais importante da área no ano; esta edição do Enet irá discutir, entre vários assuntos, prioritariamente os rumos da educação profissional brasileira.

Começa a contagem regressiva para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas (ENET). Desta vez, a cidade de Natal foi escolhida para sediar o evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho. O ENET não é realizado há muitos anos, por isso a importância desta edição para discutir novas propostas sobre a expansão e consolidação da educação profissional e tecnológica do país.

“Mesmo com os avanços constatados no Brasil nos últimos anos, no que diz respeito à educação são constatadas várias deficiências no sistema público educacional. No país a maioria esmagadora da juventude, cerca de 86,5% segundo o IBGE, estudam em escolas públicas. Analisando que a população mais carente e sem recursos financeiros para ingressar em uma universidade fica escancarada a importância do ensino profissionalizante no país. Com isso, fica também clara a importância das escolas técnicas na formação profissional do jovem para ter condições de brigar no mercado de trabalho de forma igual”, constata o presidente União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick.

Nos últimos oito anos houve um sensível aumento no número de escolas técnicas em todo o território nacional. Mais precisamente um salto de 254%, com 354 escolas no total. Estima-se que, até 2014, o número pule para 600 unidades.

O ENET visa, sobretudo, promover uma discussão sobre o futuro desses novos espaços. A expectativa é que no próximo período os crescentes resultados apontados acima possam continuar.

“Os estudantes brasileiros precisam que o poder público continue investindo na expansão do ensino profissional e que crie um fundo exclusivo de recursos para as escolas técnicas, como já existe para o ensino médio e as universidades”, apontou Evanovick.

Yann comenta ainda que a educação profissional tecnológica deve ser encarada como ferramenta inclusão social e profissional para a população. “A educação profissional e tecnológica se tornou um elemento estratégico na luta pelo ensino público de qualidade e pela inclusão social da população menos favorecida do país”, finalizou Evanovick.

FEC se reúne com diretores de escolas estaduais

Presidente da FEC fala aos diretores durante reunião.

O Presidente da Federação dos Estudantes de Campos, Maycon Prado, se reuniu na manhã de hoje (20) com todos os diretores de escolas estaduais da região. Na pauta da reunião estavam a realização da Caravana da FEC nas escolas e a apresentação de diversas reivindicações dos estudantes. O encontro, que aconteceu na Coordenadoria Estadual de Educação, lançou um Conselho Estudantil - formado pela FEC e pelos grêmios estudantis - que terá o objetivo de estabelecer um diálogo permanente com a Coordenadoria e o Fórum de Diretores das Escolas Estaduais.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nota Oficial da FEC sobre o caso do Liceu

A Federação dos Estudantes de Campos (FEC) vêm a público repudiar o recente episódio envolvendo a instalação de câmeras de segurança em banheiros do Liceu de Humanidades de Campos. A instalação de tais camêras configuram uma afronta ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente*. Não se pode negar que o problema das drogas e da violência aflinge toda a juventude e se faz presente no ambiente escolar à nivel nacional. Porém, a garantia da segurança da comunidade estudantil e o zelo da disciplina escolar não devem se tornar premissas para justificar tal ato em uma instituição que deveria fomentar a educação, a cidadania e os bons valores. A FEC acredita que a resolução dos problemas das drogas e da violência não se dará através de medidas repressivas e vigilantes. Somente com diálogo e uma abordagem direta sobre o assunto, trazendo a discussão de forma franca e aberta para dentro da escola será possível construir uma escola verdadeiramente democrática e formar cidadãos conscientes de suas atitudes. Iremos até as últimas consequências para garantir que os estudantes liceístas tenham sua privacidade e seus direitos resguardados e para tal a FEC encaminhará carta-denúncia à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campos e ao Conselho Municipal da Infância e da Juventude. A FEC reafirma seu compromisso com os direitos estudantis e se fará vigilante para que situações como essas não se repitam no Liceu e em outras instituições de ensino.

MAYCON AZEVEDO DO PRADO
Presidente da FEC
____________________________________________

Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

sábado, 3 de julho de 2010

Estudantes do IFF conquistam bandejão

Após 11 anos de luta, os estudantes do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) enfim verão o sonho do bandejão se realizar. O movimento estudantil luta pela implementação do restaurante desde 1999. Em 2003, o então Conselho Diretor do Cefet-Campos havia aprovado a construção do bandejão, porém nenhum dirigente colocou a decisão em prática. A construção do restaurante é uma vitória histórica do movimento estudantil no IFF e foi fruto de muito diálogo da Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) com o atual diretor da instituição, Jefferson Azevedo.

Veja matéria:

IFF Campos-Centro anuncia expansão e construção de bandejão

O professor Jefferson Azevedo, diretor geral do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), anunciou na última quinta-feira (1), a expansão do campus através da construção de mais um prédio. A nova área ficará localizada onde atualmente existe uma quadra de esportes.

O novo espaço contará com um bandejão, a ampliação da biblioteca e vários laboratórios destinados aos cursos de licenciatura e ao ensino médio. Inicialmente, o prédio terá três andares com aproximadamente 3.000m² de área construída, e uma estrutura que permitirá, futuramente, sua ampliação para atender aos demais cursos da instituição, como a Engenharia e os cursos técnicos.

De acordo com Jefferson, as futuras instalações substituem um projeto anterior que abrigaria laboratórios destinados a pesquisas do setor petrolífero. Na época, uma parceria com a Petrobras para viabilizar o projeto acabou não se concretizando.

“É fundamental que os alunos tenham um espaço amplo para a realização de suas atividades. Nossas medidas são sempre pensando no bem-estar de nossos alunos e no crescimento dessa grande instituição de ensino”, comentou Jefferson, ressaltando que a verba para a realização das obras virá do orçamento próprio do campus.

O projeto para a construção do novo prédio está em fase final e a previsão é que as obras sejam iniciadas até o fim do ano. Além da ampliação do espaço da biblioteca, o projeto prevê a construção do bandejão, uma reivindicação antiga dos estudantes da instituição, que lutam pela implementação do restaurante desde 1999.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio, Francielly Pessoa*, o novo espaço trará melhores condições de estudos e propiciará que os estudantes possam desempenhar melhor suas atividades. Segundo ela, muitos estudantes passam o dia todo na instituição e o bandejão ajudará a reduzir a evasão escolar.

"A instituição cresceu e as nossas necessidades também. A biblioteca acabou se tornando pequena e os novos cursos necessitam de mais salas e laboratórios. Essa expansão virá em boa hora", opinou Francielly, aprovando a iniciativa da direção geral do campus.

Essa e outras ações do campus Campos-Centro do IFF podem ser acompanhadas através do blog www.camposcentro.blogspot.com. O objetivo do espaço virtual é divulgar as notícias do campus e servir como um canal de diálogo entre direção, alunos e servidores.


* Francielly Pessoa também é 1ª secretária da FEC.