terça-feira, 24 de agosto de 2010

Regimento autoritário gera protesto de estudantes no IFF

Ao som da principal palavra de ordem "não tem cabimento, vamos mudar esse regimento", diversos estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) protestaram hoje por mais democracia e maior prazo para discussão do novo regimento da instituição. O protesto aconteceu no auditório Cristina Bastos do campus Campos-Centro, durante apresentação oficial da minuta de regimento proposta pela Reitoria.

Os estudantes reivindicam um prazo de 90 dias para que a comunidade acadêmica possa debater o regimento e também mudança na sistemática de debates, que hoje se restringe ao campo virtual onde as sugestões podem ser feitas por email. A apresentação da minuta foi feita pela Reitora, Cibele Daher, e pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Roberto Moraes.

Com cartões amarelos na mão, os protestantes advertiram a Reitora Cibele Daher por ter faltado ao debate promovido pelos estudantes na semana passada. Eles ainda cobraram maior autonomia para os campi, o fim do caráter deliberativo do Colégio de Dirigentes e a abertura das reuniões do Conselho Superior para que a comunidade acadêmica possa assistir.

Para Maycon Prado, estudante do IFF e presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), a Reitoria tenta passar a idéia de que o debate é democrático e aberto, porém não aceita alterar a sistemática de discussão. Para ele, o que há é uma tentativa de maquiar a democracia e de atropelar um momento tão importante como a construção do regimento.

"Queria saber se a Reitora aceita que os estudantes criem um email para debater sugestões para nomeação dos pró-reitores e depois formem uma comissão para definir os nomeados. Seria mais democrático do que a nomeação por vontade única", indagou Maycon, fazendo uma analogia com a forma proposta pela reitoria para o debate do regimento.

A representante docente no Conselho Superior, Profª Edinalda Almeida, taxou a minuta do regimento como um esqueleto com osteoporose. Já o representante dos servidores, Ricardo Bessa, afirmou querer ver na prática o respeito e o diálogo com a comunidade acadêmica.

Ao final da apresentação, a reitora Cibele Daher se comprometeu a encaminhar proposta ao Conselho Superior para alongar o período de debates. Porém, a mesma não se posicionou sobre a proposta de alterar a sistemática de discussão, transferindo a responsabilidade para o Conselho Superior. Já os estudantes, liderados pela FEC e pelo grêmio estudantil, prometeram novas manifestações caso as reivindicações não sejam atendidas.




domingo, 22 de agosto de 2010

Semana do Estudante: GreNow encerra programação em grande estilo

O Centro de Organização de Cultura e Arte (Cocar) da FEC encerrou a Semana do Estudante 2010 nesta sexta-feira (20) em grande estilo com show da banda GreNow. A apresentação aconteceu no auditório Cristina Bastos no IFF Campos-Centro e encerrou as atividades da Semana, que contou com grande participação dos estudantes. A banda GreNow surgiu em 2009 com o apoio do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) e tem esse nome por ter sido formada inicialmente por componentes do próprio Grêmio. Confira um trecho da apresentação:

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em reunião com a FEC, prefeito se compromete com primeiro emprego para juventude

Maycon Prado, presidente da FEC, reunido com prefeito Nelson Nahim
(Foto: César Ferreira - Secom/PMCG)

Uma reunião na manhã desta quinta (19) entre a Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e o prefeito de Campos, Nelson Nahim, garantiu uma importante e histórica reivindicação da juventude: a lei do Primeiro Emprego. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a participação do presidente da FEC, Maycon Prado, e do diretor da Ong Cidadania, Educação, Juventude e Atitude (CEJA), Marcos Vinício Tavares.

Na ocasião, o prefeito se comprometeu à encaminhar para a Câmara Municipal, até a próxima semana, um projeto de lei garantindo que as empresas financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) destinem 20% de seu quadro de funcionários a jovens de 16 à 29 anos. A lei atende a uma reivindicação antiga da FEC, que busca a aprovação do projeto desde o ano passado.

“Hoje é um dia muito importante para a juventude. A iniciativa do prefeito demonstra a preocupação do governo na juventude que é o futuro de Campos. O município que não se preocupa com os jovens está condenado à morte”, observou Marcos Vinício, da Ong CEJA, destacando que a expectativa é que o projeto seja aprovado por unanimidade na Câmara.

Além do projeto de lei do Primeiro Emprego, também será proposto ao Legislativo a criação de um Conselho Municipal da Juventude. Ainda, o projeto de lei 66/2010, que cria e regulamenta políticas municipais da Juventude e a construção de um Centro de Referência da Juventude.

"Queremos estreitar ações para a juventude de Campos, implementando e agilizando ações para oferecer a eles oportunidades de emprego, de cultura e estudo. Acredito na importância do poder público estar junto às entidades para que toda a juventude possa ser beneficiada", declarou Nahim.

Para o presidente da FEC, Maycon Prado, o projeto do primeiro emprego ajudará a reduzir os indíces de violência entre a juventude na cidade. Para ele, o projeto é um importante aliado no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas.

"Muitas vezes o jovem não consegue emprego por não ter experiência, mas para ter experiência é preciso de uma primeira oportunidade. Esse projeto é importante para garantir que a mão-de-obra formada nas universidades de Campos se estabeleça aqui, trazendo crescimento e renda para a cidade", afirmou Maycon.

* Com informações da Secom/PMCG

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Semana do Estudante: debate discute drogas e violência nas escolas

Ricardo Bessa e Marcos Vinício Tavares participaram da mesa
(Foto: Weliton Barbosa/IFF Campos-Centro)


Na última quarta-feira (18), o auditório Cristina Bastos no IFF, foi palco de um debate sobre a problemática das drogas e violência nas escolas. O debate contou com a participação do professor e psicólogo, Ricardo Bessa, e do diretor da Ong Cidadania, Educação, Juventude e Atitude (CEJA), Marcos Vinício Tavares.

“A violência escolar vem sempre acompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma dos variados tipos de violência que cercam os jovens diariamente: a violência familiar, social, verbal, física, comportamental, entre tantas outras”, ressaltou Ricardo.

O debate integra a programação da Semana do Estudante, realizada pela FEC juntamente com o GENP, que prossegue até a próxima sexta-feita. No final do debate, os estudantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas.

* Com informações do Blog do Campus Campos-Centro do IFF

domingo, 15 de agosto de 2010

[na mídia] Estudantes do IFF querem Regimento democrático

A edição deste domingo (15) do Jornal Folha da Manhã trás uma reportagem sobre o novo Regimento Interno do IFF. A matéria aborda a insatisfação da comunidade acadêmica com a proposta inicial apresentada pela Reitoria e denuncia a falta de democracia no debate. Os estudantes Maycon Prado (presidente da FEC), Gustavo Viana (representante discente no Conselho Superior), Arnaldo Souza (presidente do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha - GENP) e Francielly Pessoa (secretária do Conselho de Alunos Representantes de Turma - CART) opinaram sobre o assunto. Confira a íntegra:

sábado, 14 de agosto de 2010

Semana do Estudante: auditório lotado para palestra sobre orientação profissional

O curso terminou, e agora? É preciso encarar o mercado de trabalho! Para orientar os estudantes à lidarem com o assunto, foi realizado na última quinta (12), a palestra "Me formei e agora?", no Auditório Cristina Bastos, no IFF. O evento faz parte da programação da Semana do Estudante.

A palestra foi proferida pela coordenadora da Agência de Oportunidades do IFF, Ana Léa Gondim, e pelo Diretor do Departamento de Extensão do IFF, Prof. Carlos Artur Arêas. Eles abordaram a importância de estar atento às novas possibilidades profissionais, o espírito empreendedor, a curiosidade e como fazer na hora de escolher qual carreira seguir.

Cerca de 200 estudantes lotaram o auditório para conferir a palestra

Semana do Estudante: programação começa com homenagem ao dia do estudante

A programação da Semana do Estudante foi aberta no último dia 11 com "Parabéns para você" e distribuição de bolo nos três turnos: manhã, tarde e noite. Cerca de 60 bolos foram confeccionados para comemorar a data. Além disso, no dia 11 também foi lançado a "Caravana da FEC". O projeto visa percorrer cerca de 80 escolas em Campos para debater assuntos de interesse do movimento estudantil.

11 de agosto comemorado com bolo, na abertura da Semana do Estudante

[na mídia] Semana do Estudante repercute na imprensa

As edições da última quarta-feira (11) dos jornais Folha da Manhã e O Diário trazem reportagem sobre a Semana do Estudante 2010. O evento é realizado pela FEC e pelo Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) no campus Campos-Centro do IFF e prossegue até o próximo dia 20. Confira as matérias:

Jornal Folha da Manhã


Jornal O Diário

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Evento para comemorar dia do estudante

A Federação dos Estudantes de Campos (FEC), juntamente com o Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) do IFF, realiza a partir de amanhã (11) a Semana do Estudante 2010. O evento prossegue até o dia 20 de agosto e acontece no campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense.

A programação do evento inclui palestras, debates, exibição de filmes, apresentação de bandas e uma viagem para a Bienal do Livro em São Paulo. A Semana tem ínicio amanhã com o lançamento da Caravana da FEC e festividades pelo Dia do Estudante, que é comemorado no dia 11 de agosto em todo o Brasil.

O presidente da FEC, Maycon Prado, explica que estudantes de outras instituições de ensino também poderão participar da programação. Segundo ele, o objetivo do evento é discutir temas de interesse do movimento estudantil aliado a atividades culturais e educativas.

"Teremos atividades voltadas tanto para os estudantes do IFF, quanto para os estudantes de uma maneira geral. Serão 8 dias de programação, onde abordaremos desde a questão da violência na escola até a orientação vocacional para os jovens que pretendem ingressar na faculdade", disse Maycon, ressaltando que todos os participantes receberão certificado.

Os interessados não necessitam fazer inscrição, bastando comparecer ao local da atividade previamente e assinando a lista de presença. Todas as atividades tem entrada franca.

domingo, 1 de agosto de 2010

[na mídia] Reportagem da Folha aborda violência nas escolas

O Jornal Folha da Manhã trás em sua edição de hoje (01/08) uma reportagem especial sobre violência e drogas nas escolas campistas. Sob o título "Integração de pais e escolas contra as drogas", a matéria de página inteira aborda o assunto e relata soluções encontradas para combater o problema.

Na matéria, o exemplo do C.E. Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, em Donana, onde o grêmio estudantil tornou-se um importante instrumento de conscientização dos estudantes e conseguiu mudar a realidade da escola para melhor. O presidente da FEC, Maycon Prado, e a 1º Secretária da FEC, Francielly Pessoa, também opinaram sobre o assunto.

Veja matéria na íntegra:

Diante das questões levantadas na polêmica instalação de câmeras nos banheiros do Liceu de Humanidades de Campos no início do mês passado, políticas voltadas para os jovens, integração dos pais com a comunidade escolar e mudanças para tornar mais atrativo o ambiente educacional são as principais soluções apontadas para o problema gerado pela violência e pelas drogas dentro das escolas. No foco de discussões de autoridades educacionais, o problema antes restrito aos colégios das grandes metrópoles hoje também é encontrado em Campos e a exclusão social é tida como a principal causa. A solução apontada é o comprometimento de diretores, professores, estudantes e pais de alunos.

No 3º ano do Ensino Médio, Jonata Ferreira Pessanha de Souza, 18 anos, e um colega de 17, estudam no mesmo colégio em que, há dois anos, um estudante foi baleado na frente da escola, a Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, em Donana. Casos de brigas ligadas a facções criminosas eram frequentes. Hoje, os dois, que fazem parte do Grêmio Estudantil da escola, atestam que os problemas diminuíram nos últimos meses.
— Tínhamos muitos problemas com vandalismo também, e isso já não é mais tão comum. Além das palestras que tivemos sobre violência na escola, o Grêmio também promoveu a integração dos estudantes no movimento estudantil. Isso ajudou a escola a abrir a mente para as questões que realmente importam para o jovem. Também temos agora times de futsal masculino e handball feminino, e neste semestre teremos vôlei, futsal feminino e handball masculino — conta Jonata.

O combate à violência é uma das pautas da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), que inicia no próximo mês uma caravana para percorrer as escolas da cidade. “É preciso criar um sentimento do aluno com a escola, faze-lo sentir que aquele espaço é dele”, diz a primeira secretária da FEC, Francielly da Motta Pessoa.

— O jovem não pensa: “Quando crescer quero ser ladrão”. A realidade em torno dele e a falta de oportunidade de primeiro emprego, oferta de esportes e melhor ensino levam a essa perspectiva limitada. Acho que, com a chegada dos novos empreendimentos que Campos e região estão vendo, temos a oportunidade perfeita de mudar essa realidade de violência, de drogas dentro das escolas, para termos jovens motivados, com uma vida melhor — analisa o presidente da FEC, Maycon Prado.

Fonte: Jornal Folha da Manhã - 01/08/2010