sábado, 3 de julho de 2010

Estudantes do IFF conquistam bandejão

Após 11 anos de luta, os estudantes do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) enfim verão o sonho do bandejão se realizar. O movimento estudantil luta pela implementação do restaurante desde 1999. Em 2003, o então Conselho Diretor do Cefet-Campos havia aprovado a construção do bandejão, porém nenhum dirigente colocou a decisão em prática. A construção do restaurante é uma vitória histórica do movimento estudantil no IFF e foi fruto de muito diálogo da Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) com o atual diretor da instituição, Jefferson Azevedo.

Veja matéria:

IFF Campos-Centro anuncia expansão e construção de bandejão

O professor Jefferson Azevedo, diretor geral do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), anunciou na última quinta-feira (1), a expansão do campus através da construção de mais um prédio. A nova área ficará localizada onde atualmente existe uma quadra de esportes.

O novo espaço contará com um bandejão, a ampliação da biblioteca e vários laboratórios destinados aos cursos de licenciatura e ao ensino médio. Inicialmente, o prédio terá três andares com aproximadamente 3.000m² de área construída, e uma estrutura que permitirá, futuramente, sua ampliação para atender aos demais cursos da instituição, como a Engenharia e os cursos técnicos.

De acordo com Jefferson, as futuras instalações substituem um projeto anterior que abrigaria laboratórios destinados a pesquisas do setor petrolífero. Na época, uma parceria com a Petrobras para viabilizar o projeto acabou não se concretizando.

“É fundamental que os alunos tenham um espaço amplo para a realização de suas atividades. Nossas medidas são sempre pensando no bem-estar de nossos alunos e no crescimento dessa grande instituição de ensino”, comentou Jefferson, ressaltando que a verba para a realização das obras virá do orçamento próprio do campus.

O projeto para a construção do novo prédio está em fase final e a previsão é que as obras sejam iniciadas até o fim do ano. Além da ampliação do espaço da biblioteca, o projeto prevê a construção do bandejão, uma reivindicação antiga dos estudantes da instituição, que lutam pela implementação do restaurante desde 1999.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio, Francielly Pessoa*, o novo espaço trará melhores condições de estudos e propiciará que os estudantes possam desempenhar melhor suas atividades. Segundo ela, muitos estudantes passam o dia todo na instituição e o bandejão ajudará a reduzir a evasão escolar.

"A instituição cresceu e as nossas necessidades também. A biblioteca acabou se tornando pequena e os novos cursos necessitam de mais salas e laboratórios. Essa expansão virá em boa hora", opinou Francielly, aprovando a iniciativa da direção geral do campus.

Essa e outras ações do campus Campos-Centro do IFF podem ser acompanhadas através do blog www.camposcentro.blogspot.com. O objetivo do espaço virtual é divulgar as notícias do campus e servir como um canal de diálogo entre direção, alunos e servidores.


* Francielly Pessoa também é 1ª secretária da FEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário