Maycon Prado, presidente da FEC, reunido com prefeito Nelson Nahim
(Foto: César Ferreira - Secom/PMCG)
(Foto: César Ferreira - Secom/PMCG)
Uma reunião na manhã desta quinta (19) entre a Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e o prefeito de Campos, Nelson Nahim, garantiu uma importante e histórica reivindicação da juventude: a lei do Primeiro Emprego. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a participação do presidente da FEC, Maycon Prado, e do diretor da Ong Cidadania, Educação, Juventude e Atitude (CEJA), Marcos Vinício Tavares.
Na ocasião, o prefeito se comprometeu à encaminhar para a Câmara Municipal, até a próxima semana, um projeto de lei garantindo que as empresas financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) destinem 20% de seu quadro de funcionários a jovens de 16 à 29 anos. A lei atende a uma reivindicação antiga da FEC, que busca a aprovação do projeto desde o ano passado.
“Hoje é um dia muito importante para a juventude. A iniciativa do prefeito demonstra a preocupação do governo na juventude que é o futuro de Campos. O município que não se preocupa com os jovens está condenado à morte”, observou Marcos Vinício, da Ong CEJA, destacando que a expectativa é que o projeto seja aprovado por unanimidade na Câmara.
Além do projeto de lei do Primeiro Emprego, também será proposto ao Legislativo a criação de um Conselho Municipal da Juventude. Ainda, o projeto de lei 66/2010, que cria e regulamenta políticas municipais da Juventude e a construção de um Centro de Referência da Juventude.
"Queremos estreitar ações para a juventude de Campos, implementando e agilizando ações para oferecer a eles oportunidades de emprego, de cultura e estudo. Acredito na importância do poder público estar junto às entidades para que toda a juventude possa ser beneficiada", declarou Nahim.
Para o presidente da FEC, Maycon Prado, o projeto do primeiro emprego ajudará a reduzir os indíces de violência entre a juventude na cidade. Para ele, o projeto é um importante aliado no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas.
"Muitas vezes o jovem não consegue emprego por não ter experiência, mas para ter experiência é preciso de uma primeira oportunidade. Esse projeto é importante para garantir que a mão-de-obra formada nas universidades de Campos se estabeleça aqui, trazendo crescimento e renda para a cidade", afirmou Maycon.
* Com informações da Secom/PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário